30 dicas de encanamentos de água e esgoto que você precisa saber

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

30 dicas de encanamentos de água e esgoto que você precisa saber

julho 20, 2022 Faça Você Mesmo 0
30 dicas sobre encanamentos de água e esgoto que você precisa saber

Conheça algumas dicas de encanamentos que podem “salvar” o seu final de semana de sombra e água fresca

Encanamentos de água e esgoto são algo que cada um de nós usa o tempo todo, em casa, na escola, no parque ou no trabalho. Desde nossos banheiros até nossas cozinhas, garantir que todos os seus tubos de encanamento estejam funcionando adequadamente e eficiente é importante para a qualidade de vida das pessoas que utilizam um imóvel ou área pública. Então, aqui está uma publicação com ótimas dicas de encanamentos, truques ou conselhos que todo proprietário deve saber!


Mas afinal, o que são encanamentos?

dicas sobre encanamentos

Falando ao pé da letra, encanamentos seriam os canos e conexões utilizados em uma rede de água ou esgoto. Entretanto, podemos incluir nessa lista os ralos, sifões, caixas sifonadas, caixas de gordura e até mesmo as calhas de um imóvel.

Todas essas partes importantes compõe uma rede de água ou de esgoto e podem dar defeitos com o tempo, tanto por mau uso como pelo desgaste natural devido ao uso mesmo.


Confira 30 dicas importantes sobre encanamentos de água ou esgoto que você precisa saber

1. Se você avistou um vazamento em torneiras, registros ou até mesmo uma umidade repentina em alguma parede da sua casa, resolva rápido. Esse vazamento pode lhe custar algumas centenas de reais na próxima conta de água ou apenas algumas dezenas com o reparo.

2. Instale torneiras automáticas e caixas de descarga com sistema dual flush (dupla descarga) para gerar uma considerável economia na sua conta de água.

3. Ao construir ou reformar uma rede de água ou esgoto, tente reduzir ao máximo a metragem linear de canos até os pontos de torneiras, registros, ralos, etc. Há menores chances de entupimentos e vazamentos em tubulações mais curtas.

4. Desentupidor de ralo e pia é diferente de desentupidor de vaso sanitário. Saiba utilizar a ferramenta certa para cada desentupimento.

5. Nunca derrame óleo de cozinha usado nos ralos e no vaso sanitário. Isso pode entupir sua rede e matar as bactérias da sua fossa séptica, que são organismos responsáveis pela decomposição dos dejetos presentes no compartimento.

6. Evite utilizar desentupidores químicos na sua tubulação pois muitas vezes esses materiais corrosivos poderão até mesmo piorar o problema, são nocivos ao meio ambiente e matam as bactérias da sua fossa séptica.

7. Fossas sépticas e filtros devem ser verificados e limpos pelo menos duas vezes por ano.

8. Tenha sempre um kit salva registro da marca dos seus registros em casa para solucionar problemas em qualquer hora e dia.

9. Verifique o hidrômetro (relógio da água) do seu imóvel regularmente, com todos os pontos de água desligados, para verificar se ele não está contabilizando sem consumir. Isso ajuda a identificar defeitos no hidrômetro ou vazamentos ocultos no imóvel.

10. Despeje uma panela de água fervente em casa ralo, pia e no seu vaso, pelo menos uma vez a cada mês. Isso ajuda a desgrudar substâncias presas na tubulação que podem se transformar em entupimentos no futuro.

11. Se você possui poço artesiano, remova e limpe seus chuveiros pelo menos uma vez a cada 3 meses. A água de poço é rica em calcário que se aloja no chuveiro e pode danificá-lo ou entupir os furinhos com o tempo, reduzindo a capacidade do chuveiro.

12. Desligue sempre o registro geral da água antes de realizar reparos ou troca de torneiras, registros e tubulações.

13. Tenha em sua casa um kit de reparo para caixas de descarga (em caso de caixa acoplada ao vaso), ou uma caixa de descarga externa extra.

14. Nunca descarte cotonetes, absorventes e aparelhos de barbear no vaso ou nos ralos.

15. Para limpar o encardido do vaso sanitário, utilize uma fórmula caseira à base de vinagre e bicarbonato de sódio, deixando agir por uns 15 minutos.

16. Troque os sifões sanfonados da pia, do tanque e do lavatório do banheiro regularmente. Custa muito barato e evita entupimentos.

17. Instale telinhas de proteção nos ralos das pias, ralos externos e do chuveiro.

18. Tenha um desentupidor tipo cobra em casa para entupimentos repentinos.

19. Muitas vezes, um vazamento de registro ou torneira pode ser consertado apenas com a troca de um vedante que custa menos de R$ 3,00.

20. Para desentupir seu vaso sanitário, baixe a tampa, sente em cima e dê uns 4 ou 5 pulinhos com seu peso sobre a tampa.

21. Considere a instalação de uma caixa d’água na sua casa para garantir abastecimento em dias de falta de água na rede pública.

22. Instale duchas eletrônicas para substituir as elétricas. Seus banhos serão mais confortáveis, rápidos e econômicos.

23. Se você tem dúvidas de como resolver um entupimento ou vazamento, chame uma desentupidora ou um encanador e não tente fazer algo sem um mínimo conhecimento.

24. Um banheiro com vazamento pode desperdiçar água suficiente para encher uma piscina olímpica em um ano. Agora imagine o que isso está fazendo com sua conta.

25. Aqueles fios de ferrugem no seu vaso podem significar um vazamento na caixa de descarga.

26. Tenha sempre em casa ou na empresa um kit encanamento, com alguns metros de canos de água e esgoto, conexões, cola de cano e fita veda rosca.

27. Evite despejar restos de comida e farelos no ralo da pia para evitar acúmulos e possíveis entupimentos.

28. Use sempre fita veda rosca nas torneiras, registros e conexões roscáveis. É um produto barato que evita problemas muito graves e caros de vazamentos.

29. Limpe o ralo do chuveiro pelo menos uma vez por mês. Esse ralo acumula pelos e cabelos e pode entupir facilmente.

30. Compre materiais hidráulicos de marcas conceituadas e evite dores de cabeça com produtos de má qualidade.


Considerações finais

Como você pode ver, há inúmeras dicas de encanamentos muito úteis para que você evite problemas ou saiba corrigi-los facilmente quando ocorrer um problema. Mesmo assim, se você precisar de ajuda, empresas como a Hidroclean Porto Alegre resolvem inúmeros problemas de vazamentos e entupimentos na sua casa ou empresa.

Gostou do nosso conteúdo com 30 dicas de encanamentos de água e esgoto? Se sim, compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Precisando de serviços de limpeza e desentupimento de esgoto 24 horas em Porto Alegre / RS ou região? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.