5 motivos para você NÃO despejar gordura no ralo e no vaso

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

5 motivos para você NÃO despejar gordura no ralo e no vaso

julho 19, 2022 Curiosidades 0
5 motivos para você não despejar óleo e gordura no ralo e no vaso

Saiba o que pode acontecer se você despejar resíduos gordurosos na sua tubulação de esgoto

Muito se fala sobre os problemas de poluição dos rios e córregos, principalmente nas grandes cidades, e você sabia que despejar óleo de cozinha ou gordura no ralo da pia e no seu vaso sanitário pode estar contribuindo para essa poluição? Além disso, os danos na sua rede de esgoto podem ser graves e você pode precisar de ajuda profissional logo, se continuar despejando esse tipo de resíduo da forma incorreta.

Para lhe ajudar a entender um pouco dos danos que a gordura pode causar à sua rede de esgoto e ao meio ambiente, compilamos aqui alguns motivos pelos quais você deve se guiar antes de decidir jogar seu óleo de cozinha pelo ralo ou despejá-lo no vaso sanitário como forma mais fácil de se livrar desse resíduo. Siga para baixo nessa leitura conosco!


5 motivos convincentes para você NÃO despejar seus resíduos de óleo de cozinha e gordura pelo ralo da pia ou no vaso sanitário

1. Alto grau de poluição da água

Segundo o Manual Óleo de Fritura da Diretoria de Gestão Ambiental da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 20 mil de litros de água.

E não se trata de uma simples poluição. Esse óleo irá ficar sobre a água, formando uma camada que impedirá uma boa oxigenação da água e também a passagem da luz solar, importante para processos fotoquímicos pelos quais essa luz é responsável.

Essas alterações serão prejudiciais para peixes e para a formação de fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.


2. Alto grau de poluição do solo

Outro tipo de poluição gravíssima que o despejo de óleo e gordura incorreto pode ocasionar é do solo. Tanto o descarte de óleo e gordura direto no solo como aquele despejado no vaso, que vai parar na fossa, pode acabar infiltrando e chegando no lençol freático, poluindo toda essa reserva de água potável.

Além disso, o excesso de óleo impermeabiliza o solo, impedindo que a água da chuva infiltre da forma adequada e natural. Isso pode prejudicar o reabastecimento de lençóis freáticos e também provocar inundações e enchentes.


3. Danos à rede de esgoto da sua casa ou empresa

Os problemas causados na sua casa ou empresa a partir do momento que você decide despejar óleo ou gordura no ralo e no vaso podem ser devastadores. Isso porque essa gordura poderá resfriar ainda durante o seu curso pela tubulação, grudando nas paredes dos canos.

Essa gordura acumulada irá impedir o fluxo das águas residuais, causando-lhe entupimentos frequentes. Com o tempo, poderá ser necessário contratar uma desentupidora profissional, já que você mesmo já não terá recursos disponíveis para solucionar esse tipo de entupimento. Isso se não for necessário até mesmo trocar a sua tubulação.

O transtorno que uma obra hidráulica pode ser muito caro e atrapalhar completamente a rotina das pessoas que habitam ou trabalham no local. Mas tudo pode ser evitado com atitudes corretas de descarte de óleo.


4. Danos à rede de esgoto pública

Além dos danos à sua propriedade, há os danos que vão atingir a todos os seus vizinhos e moradores do bairro e da cidade. Isso porque uma parte dessa gordura irá chegar à rede pública, causando o mesmo dano que causou na sua rede, porém em proporções ainda maiores.

A gordura acumulada na rede de esgoto pública irá causar entupimentos, enchentes e poluirá córregos e rios da cidade. Isso levará a mais custos de reparos que no final das contas saem do seu próprio bolso.


5. Mata os organismos que fazem sua fossa funcionar

A fossa séptica de uma casa ou empresa é um local onde os resíduos líquidos e sólidos são separados por decantação, gerando um lodo no fundo da fossa. Esse lodo orgânico é decomposto pela ação de bactérias presentes na fossa, tornando-o menos denso. A água volta para a rede pública sem uma parte desses sólidos.

Quando você despeja gordura no vaso, essa gordura vai acabar lá na fossa, matando as bactérias. Então, além da gordura entupir a sua fossa, ela irá acabar com as bactérias que fazem um trabalho importante de decomposição. A solução então será a limpeza e desobstrução total da sua fossa para que as bactérias surgem novamente. Isso lhe gerará transtorno e custos elevados que podiam ser evitados.


Como descartar óleo e gordura corretamente?

Segundo o site Manual da Química, a alternativa perfeita e ecologicamente correta para esse tipo de descarte é a reciclagem do óleo de cozinha utilizado.

Você deve armazenar seus resíduos de óleo em garrafas pet, por exemplo, e descartando-os em pontos de reciclagem de óleo da sua cidade. Para saber onde descartar óleo de cozinha em Porto Alegre, clique aqui e acesse a lista de pontos de coleta no arquivo da prefeitura.

O site Manual da Química ainda indica algumas maneiras de reciclar o óleo. Veja algumas:

  • Produção de biodiesel
  • Produção de sabões
  • Produção de tintas a óleo
  • Produção de massa de vidraceiro

Se você possui caixa de gordura, solicite limpeza profissional desse compartimento regularmente. A empresa desentupidora realizará a limpeza, coletará os resíduos e dará o destino correto a essa gordura.


Considerações finais

Como você pode ver, há inúmeros bons motivos (e convincentes), para você não despejar óleo de cozinha e gordura no ralo da pia e no vaso sanitário. Agora que conheceu um pouco mais sobre os problemas causados por esse descarte incorreto, que tal começar a fazer o descarte da forma certa? Sua tubulação agradece, a rede pública agradece e o meio ambiente respira!

Gostou do nosso conteúdo sobre despejo de óleo e gordura no ralo e no vaso? Se sim, compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Precisando de serviços de limpeza e desentupimento de esgoto 24 horas em Porto Alegre / RS ou região? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.