5 motivos para você NÃO despejar gordura no ralo e no vaso

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

5 motivos para você NÃO despejar gordura no ralo e no vaso

julho 19, 2022 Curiosidades 0
5 motivos para você não despejar óleo e gordura no ralo e no vaso

Saiba o que pode acontecer se você despejar resíduos gordurosos na sua tubulação de esgoto

Muito se fala sobre os problemas de poluição dos rios e córregos, principalmente nas grandes cidades, e você sabia que despejar óleo de cozinha ou gordura no ralo da pia e no seu vaso sanitário pode estar contribuindo para essa poluição? Evite fazer isso principalmente se você for proprietário de um restaurante conceituado ou de uma das melhores hamburguerias da cidade. Nestes locais, a quantidade de resíduos de gordura pode ser muito elevada.

Além disso, os danos na sua rede de esgoto podem ser graves e você pode precisar de ajuda profissional logo, se continuar despejando esse tipo de resíduo da forma incorreta.

Para lhe ajudar a entender um pouco dos danos que a gordura pode causar à sua rede de esgoto e ao meio ambiente, compilamos aqui alguns motivos pelos quais você deve se guiar antes de decidir jogar seu óleo de cozinha pelo ralo ou despejá-lo no vaso sanitário como forma mais fácil de se livrar desse resíduo. Siga para baixo nessa leitura conosco!


5 motivos convincentes para você NÃO despejar seus resíduos de óleo de cozinha e gordura pelo ralo da pia ou no vaso sanitário

1. Alto grau de poluição da água

Segundo o Manual Óleo de Fritura da Diretoria de Gestão Ambiental da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 20 mil de litros de água.

E não se trata de uma simples poluição. Esse óleo irá ficar sobre a água, formando uma camada que impedirá uma boa oxigenação da água e também a passagem da luz solar, importante para processos fotoquímicos pelos quais essa luz é responsável.

Essas alterações serão prejudiciais para peixes e para a formação de fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.


2. Alto grau de poluição do solo

Outro tipo de poluição gravíssima que o despejo de óleo e gordura incorreto pode ocasionar é do solo. Tanto o descarte de óleo e gordura direto no solo como aquele despejado no vaso, que vai parar na fossa, pode acabar infiltrando e chegando no lençol freático, poluindo toda essa reserva de água potável.

Além disso, o excesso de óleo impermeabiliza o solo, impedindo que a água da chuva infiltre da forma adequada e natural. Isso pode prejudicar o reabastecimento de lençóis freáticos e também provocar inundações e enchentes.


3. Danos à rede de esgoto da sua casa ou empresa

Os problemas causados na sua casa ou empresa a partir do momento que você decide despejar óleo ou gordura no ralo e no vaso podem ser devastadores. Isso porque essa gordura poderá resfriar ainda durante o seu curso pela tubulação, grudando nas paredes dos canos.

Essa gordura acumulada irá impedir o fluxo das águas residuais, causando-lhe entupimentos frequentes. Com o tempo, poderá ser necessário contratar uma desentupidora profissional, já que você mesmo já não terá recursos disponíveis para solucionar esse tipo de entupimento. Isso se não for necessário até mesmo trocar a sua tubulação.

O transtorno que uma obra hidráulica pode ser muito caro e atrapalhar completamente a rotina das pessoas que habitam ou trabalham no local. Mas tudo pode ser evitado com atitudes corretas de descarte de óleo.


4. Danos à rede de esgoto pública

Além dos danos à sua propriedade, há os danos que vão atingir a todos os seus vizinhos e moradores do bairro e da cidade. Isso porque uma parte dessa gordura irá chegar à rede pública, causando o mesmo dano que causou na sua rede, porém em proporções ainda maiores.

A gordura acumulada na rede de esgoto pública irá causar entupimentos, enchentes e poluirá córregos e rios da cidade. Isso levará a mais custos de reparos que no final das contas saem do seu próprio bolso.


5. Mata os organismos que fazem sua fossa funcionar

A fossa séptica de uma casa ou empresa é um local onde os resíduos líquidos e sólidos são separados por decantação, gerando um lodo no fundo da fossa. Esse lodo orgânico é decomposto pela ação de bactérias presentes na fossa, tornando-o menos denso. A água volta para a rede pública sem uma parte desses sólidos.

Quando você despeja gordura no vaso, essa gordura vai acabar lá na fossa, matando as bactérias. Então, além da gordura entupir a sua fossa, ela irá acabar com as bactérias que fazem um trabalho importante de decomposição. A solução então será a limpeza e desobstrução total da sua fossa para que as bactérias surgem novamente. Isso lhe gerará transtorno e custos elevados que podiam ser evitados.


Como descartar óleo e gordura corretamente?

Segundo o site Manual da Química, a alternativa perfeita e ecologicamente correta para esse tipo de descarte é a reciclagem do óleo de cozinha utilizado.

Você deve armazenar seus resíduos de óleo em garrafas pet, por exemplo, e descartando-os em pontos de reciclagem de óleo da sua cidade. Para saber onde descartar óleo de cozinha em Porto Alegre, clique aqui e acesse a lista de pontos de coleta no arquivo da prefeitura.

O site Manual da Química ainda indica algumas maneiras de reciclar o óleo. Veja algumas:

  • Produção de biodiesel
  • Produção de sabões
  • Produção de tintas a óleo
  • Produção de massa de vidraceiro

Se você possui caixa de gordura, solicite limpeza profissional desse compartimento regularmente. A empresa desentupidora realizará a limpeza, coletará os resíduos e dará o destino correto a essa gordura.


Considerações finais

Como você pode ver, há inúmeros bons motivos (e convincentes), para você não despejar óleo de cozinha e gordura no ralo da pia e no vaso sanitário. Agora que conheceu um pouco mais sobre os problemas causados por esse descarte incorreto, que tal começar a fazer o descarte da forma certa? Sua tubulação agradece, a rede pública agradece e o meio ambiente respira!

Gostou do nosso conteúdo sobre despejo de óleo e gordura no ralo e no vaso? Se sim, compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Precisando de serviços de limpeza e desentupimento de esgoto 24 horas em Porto Alegre / RS ou região? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *