Qual a melhor época para solicitar limpeza na rede de esgoto do condomínio

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

Qual a melhor época para solicitar limpeza na rede de esgoto do condomínio

dezembro 9, 2021 Curiosidades 0
qual a melhor época para solicitar limpeza de rede de esgoto do condomínio

Saiba quando e como proceder na gestão da manutenção do condomínio em relação à limpeza de esgoto

Uma das maiores dores de cabeça para qualquer gestor de condomínio é uma rede de esgoto entupida e transbordando, mas afinal, qual a época do ano ideal para solicitar essa limpeza? Qual a melhor opção: preventiva ou corretiva? Como prever um entupimento?

São muitas questões que podem deixar o síndico confuso, mas uma coisa é fato: você precisa estar sempre um passo à frente do problema para não ter condôminos batendo à sua porta lhe cobrando por problemas que poderiam ter sido evitados.

Tipos de problemas comuns na rede de esgoto do condomínio

Os piores problemas que um síndico pode ter para resolver nos condomínios que administra estão relacionados com a rede de esgoto. E não é para menos, já que os transtornos que uma rede de esgoto transbordando podem gerar são inigualáveis e afetam todos que ali circulam, sem distinção. Então estes problemas abaixo são os mais comuns:

  • Fossa entupida
  • Caixa de inspeção entupida
  • Filtro entupido
  • Inundação da garagem (quando subterrânea)
  • Entupimento de colunas de esgoto
  • Entupimento da tubulação
  • Ralos entupidos
  • Infestação de pragas devido aos dejetos acumulados na rede
  • Mau cheiro causado por excesso de dejetos
  • Vazamento de dejetos

Todos estes problemas podem ocorrer isoladamente ou ao mesmo tempo, o que pode transformar seu condomínio em um verdadeiro campo de guerra. Para isso não acontecer, a minha recomendação “simples e objetiva” é: Contrato de Manutenção Preventiva! Mas eu sei que nem todos os condomínios podem arcar com esse custo fixo, então a criatividade deve ser exercitada nessa situação, para tentar prevenir ao máximo esses transtornos.


Melhor época para solicitar a limpeza geral da rede de esgoto

Não há uma regra absoluta que sirva para todo e qualquer condomínio, porém, você há de concordar que algumas épocas do ano oferecem maior risco de entupimentos e outros transtornos relacionados à rede de esgoto. Estas épocas abaixo podem ser as principais:

> Primavera e Outono

primavera outono chuvas época limpeza esgoto

As estações Primavera e Outono são intermediárias e possuem maiores chances de chuvas e temporais, então no início dessas estações pode ser uma boa época para você realizar uma limpeza geral preventiva, garantindo que ao se deparar com uma enxurrada, a rede de esgoto do seu condomínio irá suportar a alta concentração de água da chuva e os materiais que ela arrasta consigo.

> Festas de final de ano

viagens férias final de ano época limpeza esgoto

Durante o Natal e Ano Novo, muitas pessoas viajam e esse pode ser um bom momento para solicitar uma revisão nas tubulações e fossas do condomínio. Além do local estar mais livre para um trabalho minucioso, esse período antecede o verão, que traz com ele as infestações mais comuns como ratos, baratas e moscas, então você estará garantindo um condomínio plenamente limpo para o retorno das férias.


Preventivo vale à pena?

Se você estiver com uma leve dor de cabeça, deve tomar um remédio logo ou deixar a sua dor aumentar a ponto de te derrubar? E se a dor for em um dente, você deve deixar a dor aumentar ou marcar logo um dentista para ver esse problema? E quanto ao seu orçamento financeiro? Se você sabe que terá mais despesas em uma determinada data ou período, deve se preparar economizando antes ou deixar acontecer naturalmente como se não houvesse amanhã?

Pensando dessa forma, parece meio óbvio que a prevenção “DEVE SER” a sua melhor escolha “SEMPRE”, mas nem sempre, ou melhor, quase nunca os problemas de esgoto do condomínio são encarados dessa forma.

Quanto a valer ou não a pena, posso garantir que financeiramente é sim muito melhor investir em um contrato de manutenção preventiva do que pedir socorro emergencial toda vez que um problema surge. Além de custar bem menos aos cofres do condomínio, o serviço preventivo irá lhe dar a tranquilidade de estar com a rede de esgoto sempre funcionando plenamente, sem surpresas.


Considerações finais

De acordo com nossos registros internos, pelo menos 70% dos pedidos de orçamentos e serviços de esgoto em condomínios de Porto Alegre em 2021 solicitaram o reparo quando o problema já estava em curso. E também de acordo com esses dados, o valor gasto por estes condomínios pode ter chegado em até 12X o que custaria um plano preventivo para o ano todo.

Ou seja, um ano inteiro de tranquilidade em valores pode literalmente “ir pelo ralo” na contratação de apenas um reparo emergencial. Não deixe que isso aconteça mais, ou se está iniciando a gestão de um condomínio, comece certo!

Espero que essas informações tenham sido úteis para você gerenciar melhor as demandas do seu condomínio relacionadas à rede de esgoto. Você terá certa resistência dos condôminos no começo mas será beneficiado logo ali na frente com uma gestão limpa e com o mínimo de problemas para solucionar na correria.

Se você está decidido a manter seu condomínio pleno e tranquilo, entre em contato conosco. Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *