3 erros cruciais que as empresas cometem em relação à sustentabilidade

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

3 erros cruciais que as empresas cometem em relação à sustentabilidade

novembro 25, 2021 Curiosidades 0
3 erros cruciais que as empresas cometem em relação à sustentabilidade

Negligenciar ações sustentáveis pode ser fatal ao meio ambiente e também ao futuro do negócio

O tema sustentabilidade não é mais uma exclusividade dos ambientalistas, mas de todos nós, inclusive no ambiente corporativo. De fato, adotar medidas sócio ambientais em uma empresa faz com que esse negócio avance a um próximo nível de credibilidade e também pode aumentar seus ganhos de médio a longo prazo.

Um dos principais fatores que impedem as empresas de investir nessas causas é o alto investimento necessário em muitos casos, e também o tempo maior de retorno, mas nem tudo é lucro quando falamos do planeta e das pessoas não é mesmo?

Ao implementar a cultura da sustentabilidade em seus negócios, as empresas contribuem, através de produtos sustentáveis, campanhas de marketing, ações sociais e outras medidas, influenciando parceiros, fornecedores, colaboradores e a sociedade que a cerca, de uma forma positiva e mais humanizada. Essa cultura sustentável faz com que a empresa tenha um acréscimo no valor de sua marca, atrai mais investidores e bons funcionários, que são engajados com as mesmas causas.

Mesmo com tantos benefícios, muitas empresas ainda cometem erros ao negligenciar certas ações que poderiam estar promovendo a sustentabilidade em seu processo, garantindo melhores resultados para os negócios deixando poucos impactos para trás. Veja abaixo quais são esses principais erros:

3 erros cometidos pelas empresas ao negligenciar a sustentabilidade em seu processo

1. Negligenciar a manutenção ou substituição preventiva de frotas e equipamentos da empresa

Tanto no segmento comercial quanto no industrial, a manutenção preventiva e a renovação de frotas muitas vezes parecem mais um problema do que uma solução, já que os empresários costumam associar essas ações com aumento de custos. Entretanto, é comprovado que equipamentos mais modernos costumam obter melhor desempenho com menor consumo de energia e uma frota renovada pode representar economias consideráveis de combustíveis que são altamente poluidores do meio ambiente.

Com equipamentos e frota novos, a empresa tem um ganho de produtividade, economia de energia e de combustíveis, além de tirar de circulação ou operação, um veículo ou máquina que está prejudicando o ambiente e consequentemente as pessoas.

Tanto no caso dos equipamentos quanto no caso de frotas de carros e caminhões, a manutenção preventiva ainda terá um custo imensamente menor que uma manutenção corretiva, muitas vezes realizada de forma emergencial. Então se você está “viciado” em corrigir os problemas de equipamentos e frota somente quando eles dão problemas, repense essa atitude e faça as contas se está investindo corretamente suas verbas de manutenção. As pessoas, o meio ambiente e o caixa da empresa agradecem!

2. Não adotar a cultura sustentável ao negócio

A sustentabilidade é, comprovadamente uma cultura que pode oferecer muitas vantagens para as empresas que a adotam e também para os seus consumidores. No entanto, é importante que essas ações sustentáveis estejam vinculadas à proposta da sua empresa através de processos mais alinhados, principalmente com economia de energia, emissão de CO² e ações sociais, além de treinamentos, ações de marketing e criação de vínculo com fornecedores e clientes alinhados.

Fazendo esse “gancho” você cria um ambiente ao redor do seu negócio, em que todos pensam da mesma forma, pensando no negócio como algo moderno, produtivo e necessário. Se você adota medidas sócio ambientais na sua empresa, mostre isso para todos, influencie, apoie. O novo consumidor já procura por empresas sustentáveis, e está consumindo de forma mais consciente.

3. Descartar seus resíduos da forma errada

Muitos dos descartes incorretos de resíduos gerados pelas empresas dos mais diversos setores, só recebem atenção quando um crime ambiental é cometido e essa empresa é severamente multada. Infelizmente, esse erro nem sempre é corrigido mesmo após a multa aplicada. Se uma empresa vende a imagem de ser preocupada com as causas sustentáveis e descarta de forma a poluir o solo ou a água, o problema fica ainda mais grave.

Em alguns casos mais graves, os responsáveis pela empresa podem até mesmo responder criminalmente e acabarem atrás das grades. Então se você está à frente de um negócio que gera resíduos, sejam eles resíduos sólidos, líquidos ou pastosos, procure corrigir essas ações na sua empresa. Priorize a sustentabilidade nos seus descartes e seus serviços terão um ganho de valor e de credibilidade. Lembre-se que os grandes clientes já cobram essa responsabilidade de seus fornecedores, então se você quer prestar serviços para os melhores clientes, precisa estar alinhado com um descarte correto de resíduos.

Considerações finais

Se você possui uma demanda de resíduos líquidos ou pastosos e precisa descartar esgoto corretamente, entre em contato conosco. Solicite seu orçamento para desentupimento de vaso em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *