Desentupimento de canos: como fazer isso do jeito certo?

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

Desentupimento de canos: como fazer isso do jeito certo?

janeiro 3, 2023 Curiosidades 0
desentupimento de canos porto alegre 24 horas serviço

Saiba o que fazer se um cano entupiu e você não tem ideia de qual é o primeiro passo

Desde que os encanamentos de esgoto surgiram, tudo mudou para melhor na vida das pessoas, mas quando há uma obstrução de esgoto em andamento, saber realizar o desentupimento de canos com eficiência e sem causar danos à tubulação pode não parecer muito fácil.

Ainda bem que há infinitas possibilidades para você desentupir canos, e algumas delas podem até mesmo ser feitas por você mesmo, com uso de algumas “ferramentas” adaptadas. Vamos falar disso aqui neste post.


O que é desentupimento de canos?

O desentupimento de canos nada mais é do que o ato de desentupir, desobstruir ou remover qualquer objeto ou resíduos de um cano de esgoto, através de técnicas eficazes de desentupimento.


Porque os canos entopem?

Grande parte dos entupimentos ocorrem por erros, acidentes ou negligência humana. Isso porque somos nós que utilizamos as redes de esgoto, e através dos resíduos que geramos e despejamos na tubulação pelos ralos e vaso sanitário, acabamos causando obstruções que podem ser parciais ou até totais.

Nós podemos causar entupimentos por despejar óleo de cozinha usado no vaso, por deixar restos de comida da pia caírem no ralinho, chegando até a caixa de gordura e consequentemente aos canos, deixando excessos de cabelos no ralo do chuveiro.

Esses casos citados podem ser evitados ou controlados, mas muitas vezes passam batido da nossa atenção, e quando vemos o entupimento está lá.


Como realizar o desentupimento de canos sem danificar nada?

A atitude mais adequada que você pode tomar ao se deparar com uma obstrução na rede de tubulações é contratar o desentupimento de canos com uma empresa especializada. Isso lhe garantirá uma dor de cabeça a menos e você ainda poderá ter garantia dos serviços prestados.

Se você ainda não quer chamar uma desentupidora, pode utilizar uma das três dicas que vamos compartilhar logo abaixo. Veja quais são:

1. Água quente e bicarbonato de sódio

Uma das formas mais comuns e populares de desentupir canos é com essa fórmula simples e barata. Ferva uma panela grande de água. Adicione bicarbonato no cano possivelmente entupido e em seguida despeje a água fervente. Esse solução irá ajudar a remover possíveis obstruções impregnadas no encanamento, liberando a passagem da água.

2. Arame

Se você sabe o que pode estar entupindo o cano e esse objeto é um pano ou uma embalagem por exemplo, pegue um arame, faça uma dobrinha na ponta criando um ganchinho, e insira o arame no cano indo até o local do entupimento. Faça movimentos para tentar “pescar” o causador do cano entupido.

3. Desentupidor manual

Outra maneira que pode te ajudar a realizar o desentupimento de canos com eficiência é utilizar algum desentupidor manual nessa operação. O importante aqui é que se crie um vácuo bem isolado capaz de fazer pressão no entupimento. Muitas vezes esse causador do cano entupido pode estar quase se soltando, e esta ação irá resolver o seu problema.


O que não é recomendado fazer para prevenir entupimentos de canos?

  1. Nunca despeje óleo usado ou restos de comida direto no ralo.
  2. Limpe os cabelos e pelos que ficam acumulados no ralo do chuveiro.
  3. Limpe sua caixa de gordura regularmente.
  4. Não descarte embalagens e pequenos objetos como preservativos e aparelhos de barbear nos ralos e no vaso.
  5. Contrate uma desentupidora para fazer uma limpeza preventiva e limpar sua fossa, pelo menos uma vez a cada 2 anos em caso de imóvel residencial, e a cada 1 ano em caso de imóvel comercial ou condomínio.

Considerações finais

Percebeu como é importante realizar o desentupimento de canos em seu imóvel? Se puder, faça isso sempre preventivamente, e irá poupar muitas horas de estresse e dificuldades.

Precisando de serviços de limpeza e desentupimento 24 horas em qualquer um dos bairros de Porto Alegre / RS ou região? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *