Como trocar um chuveiro: passo a passo

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

Como trocar um chuveiro: passo a passo

agosto 19, 2022 Faça Você Mesmo 0
como trocar um chuveiro elétrico passo a passo tutorial faça você mesmo

Saiba como trocar ou instalar um chuveiro elétrico facilmente e com segurança

Trocar o chuveiro pode ser feito por qualquer pessoa? Se você tem um pouco de paciência e habilidade com ferramentas, pode sim trocar ou instalar seu chuveiro. Está ai uma tarefa doméstica que, apesar de simples, ainda é um tabu para milhares ou milhões de pessoas.

Todo mundo conhece alguém da família, um vizinho, o zelador do prédio ou um amigo que sabe trocar chuveiro, alguns cobram por isso e outros fazem pela amizade mesmo, mas saiba que é possível que você resolva esse “perrengue” sozinho(a) seguindo alguns passos. Vamos te ensinar aqui.


Segurança para trocar ou instalar o chuveiro é prioridade

Antes de trocar ou instalar seu chuveiro elétrico, você precisa conhecer alguns cuidados importantes para realizar essa tarefa com segurança. Uma delas, é que você sempre deve trocar ou instalar seu chuveiro com o disjuntor de energia desligado. Algumas casas possuem quadro de energia com disjuntores separados, ou seja, um deles desliga apenas o chuveiro, mas eu recomendo que, por pura segurança, você desligue seu disjuntor geral, principalmente se é sua primeira troca.

Outro ponto importante é a utilização das ferramentas certas. Apesar de estar com o disjuntor desligado, utilize um alicate universal isolado para trocar seu chuveiro. Esse alicate garante que nenhuma corrente passe para o seu corpo. É mais segurança.

Tenha em mãos fita isolante anti-chamas e/ou conector de porcelana (preferencialmente triplo devido ao fio terra).


Como instalar ou trocar um chuveiro elétrico?

  1. Siga os passos a seguir e a troca do seu chuveiro ocorrerá de forma tranquila e rápida:
  2. Desligue o disjuntor de energia antes de tudo.
  3. Coloque a chave de temperatura do chuveiro na posição INVERNO.
  4. Tenha em mãos um alicate universal isolado, uma chave de fenda, uma chave phillips, uma fita isolante e um conector de porcelana triplo.
  5. Verifique se o registro do chuveiro está bem vedado.
  6. Se o chuveiro estiver no lugar com o fio emendado e isolado, corte ou desfaça essa emenda. Se estiver em um conector, utilize a chave correta para desparafusar a parte do fio para o lado do chuveiro, deixando a parte da rede elétrica conectada.
  7. Remova o chuveiro da parede girando o mesmo no sentido anti-horário. Esvazie a água interna.
  8. Se você vai trocar o chuveiro, apenas pegue o novo chuveiro para instalar. Se vai trocar a resistência, tenha em mãos a resistência, abra o chuveiro, troque a resistência queimada pela nova e feche o chuveiro para prosseguir.
  9. Com o chuveiro a ser instalado em mãos, coloque fita veda rosca na rosca do chuveiro e conecte o mesmo no cano novamente, girando em sentido horário até firmar bem.
  10. Ligue o registro do chuveiro para encher o mesmo com água fria, ainda na posição INVERNO.
  11. Conecte os fios no conector, observando suas posições corretas, principalmente o fio de aterramento. Se você não tem um conector, emende os fios corretamente e isole bem com fita isolante anti chamas.
  12. Como você já encheu o chuveiro com água fria, basta passar a chave de temperatura para alguma posição quente e religar a energia.
  13. Teste o chuveiro com a energia ligada para verificar se está tudo certo quanto à temperatura.
  14. Tenha um ótimo banho.

OBS: O tempo médio para trocar ou instalar um chuveiro elétrico é de 30 minutos.


Considerações finais

Com esse passo a passo simples você será capaz de trocar ou instalar seu chuveiro elétrico sem necessitar de um profissional para isso.

Precisando de serviços de limpeza e desentupimento de esgoto 24 horas em Porto Alegre / RS ou região? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *