Casa para alugar em Porto Alegre: checklist antes de assinar

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

Casa para alugar em Porto Alegre: checklist antes de assinar

julho 11, 2022 Curiosidades 0
casa para alugar em porto alegre checklist de esgoto antes de assinar um contrato

Você deve tomar cuidados específicos para não ter surpresas desagradáveis depois

Muitas pessoas procuram por casa para alugar em Porto Alegre todos os dias, mas muitas vezes na euforia da mudança, podem deixar passar alguns pontos de verificação que vão influenciar diretamente na sua experiência com o novo imóvel.

Há inúmeros itens em um checklist de vistoria, entretanto a maioria das pessoas acaba passando reto nesses locais apenas por estarem limpos no momento da vistoria. Mas nem todo problema de água e esgoto pode estar visível no momento que você olhar, mas sim quando começar a utilizá-los.

Pensando em orientar nossos leitores, trazemos essa publicação que visa esclarecer melhor a importância de saber a real situação da rede de água e esgoto da sua próxima casa de aluguel.


Em uma casa para alugar, de quem é a responsabilidade da manutenção?

Antes de mais nada, é preciso saber que a Lei 8.245 de 18/10/1991 diz que o inquilino deve sempre entregar o imóvel do jeito que o pegou. Dito isso, qualquer anomalia em relação a como o imóvel foi pego e como foi entregue, terá custos para o inquilino.

Em casos de problemas prévios, os custos são de responsabilidade do proprietário do imóvel. O locador fica responsável por reparos ocasionados geralmente por mau uso, como pintura, problemas com tomadas, vasos entupidos, vidros rachados e louças danificadas.

É extremamente importante que você faça a vistoria do imóvel e confira cada item do checklist antes de assinar, inclusive os que tratam da rede de água e esgoto. Isso garantirá que qualquer problema possa ser resolvido e custeado pelo proprietário antes de você receber formalmente o imóvel, lhe isentando de quaisquer custos de manutenção. Isso pode incluir desentupimentos, limpezas, trocas de tomadas, pinturas e reparos em louças ou aberturas da casa.


Saiba quais os itens críticos de água e esgoto que você deve dar atenção redobrada ao alugar uma casa em Porto Alegre

1. Vaso sanitário

O vaso sanitário deve ser sempre testado e verificado durante seu checklist. Procure ver se há marcas de ferrugem dentro do vaso, se o vaso está bem firme no chão, se há marcas de vazamento no piso ao redor do vaso e se ao puxar a descarga, a água flui naturalmente.


2. Caixas de descarga

A caixa de descarga é outro ponto importante da sua vistoria, e deve ser testada. Além disso, verifique se ao concluir o enchimento, há sinais de fios de água escorrendo no vaso. Isso pode ser indicativo de um vazamento.


3. Ralo do chuveiro

Verifique também o ralo do chuveiro. Ligue o chuveiro e veja se a água flui normalmente pelo ralo. Verifique se não há excesso de pelos e cabelos no ralo, o que indicaria falta de limpeza e manutenção recente.


4. Fossa séptica

Outro local de importante verificação é a fossa séptica da casa. Para verificar se há alguma anormalidade nesse local, dê uma olhada ao redor da tampa, se há vazamentos aparentes. Se a fossa está no jardim gramado, veja se a grama está mais verde próximo à fossa. Isso pode ser sinal de fossa cheia ou vazando. O mau forte cheiro é outro sinal de uma fossa entupida ou esgotada.


5. Torneiras e registros

Verifique as torneiras e registros do imóvel. Veja se todas as torneiras e registros estão vedando bem a saída de água e também verifique a parede ao redor da conexão se possui alguma mancha de umidade, o que poderia ser um vazamento interno.


6. Hidrômetro

O hidrômetro é aquele relógio que mede o consumo de água na casa que você pretende alugar. Para evitar surpresas posteriores, dê uma conferida se o hidrômetro está em perfeito estado, sem rachaduras ou peças quebradas. Um hidrômetro com defeito pode causar um impacto imenso na sua conta de água.


7. Ralo da área de serviço

Outro ralo que você deve verificar é o ralo da área de serviço, e se houver, dos ralos externos da casa. Esses ralos são responsáveis por coletar e conduzir as águas do tanque e da chuva para a rede principal. Um conjunto de ralos negligenciados pode conter terra, areia e outros detritos que podem causar um entupimento e custos para você no futuro. Exija ralos sempre bem limpos.


8. Caixa de gordura

Não deixe de verificar a caixa de gordura da casa para alugar. Essa caixa é responsável por conter a gordura da pia da cozinha e evitar que os resíduos sólidos rumem para os canos. Mas para esse trabalho funcionar, a caixa deve ser limpa regularmente, e se estiver com acúmulo, não irá realizar sua função. É dever do proprietário entregar a caixa de gordura limpa ao novo inquilino.


9. Cano do chuveiro

O cano do chuveiro também pode lhe mostrar problemas, então teste e verifique esse item também. Para saber se há algum vazamento no cano do chuveiro, verifique a parede / piso do chuveiro até o registro. Vá ao cômodo atrás do banheiro e verifique se há manchas de umidade na parede que faz divisa com o chuveiro. Se houver, peça um reparo do problema. O teste do registro também poderá mostrar se o cano tem a pressão necessária para um chuveiro.


10. Pisos e paredes

Pisos e paredes também podem mostrar que a casa para alugar possui vazamentos de água ou esgoto. Isso porque esse tipo de problema hidráulico pode causar erosões abaixo do piso, manchas de umidade no piso e na parede e esses sinais podem indicar vazamentos importantes e prejudiciais à estrutura da casa.


Considerações finais

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância do checklist em uma casa para alugar? Se sim, compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Precisando de serviços de limpeza e desentupimento de esgoto 24 horas em Porto Alegre / RS ou região? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *