7 plantas que podem absorver a umidade no inverno

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

7 plantas que podem absorver a umidade no inverno

junho 14, 2022 Curiosidades 0
7 plantas que podem absorver a umidade no inverno e resfriar a sua casa no verão

Além disso, essas plantas podem auxiliar no resfriamento da sua casa no verão

Você sabia que algumas plantas podem absorver a umidade do ar na sua casa durante o inverno e ainda auxiliar a refrigerar os mesmos ambientes no verão? A alta umidade é um problema para sua casa no verão? Você luta para eliminar mofo, fungos e bactérias que prosperam em um ambiente úmido? A umidade afeta a qualidade do ar em sua casa?

Conseguir um desumidificador pode ajudar, mas por que não optar por algo natural, belo e mais eficaz?

Traga uma selva verde e útil para dentro de casa!

Vai valer a pena o esforço, e suas plantas vão cuidar de todos os seus problemas de umidade. Você pode pensar que as plantas só colhem umidade pelas raízes, no entanto, algumas plantas também absorvem a umidade do ar e cuidam dos perigos associados.

Além disso, as plantas absorventes de umidade também podem baixar a temperatura, fornecer ar fresco em sua casa e melhorar a qualidade do ar interior.

Vamos dar uma olhada em como as plantas absorvem a umidade do ar e quais são algumas das melhores plantas domésticas para reduzir a umidade em seu espaço.


Por que é recomendado manter bons níveis de umidade dentro de casa?

Quando você está encharcado de suor em uma tarde quente de verão, altos níveis de umidade são os culpados. No verão, os níveis de umidade são altos porque o ar quente mantém mais umidade. Em excesso de umidade, o processo de evaporação do seu corpo diminui. Quando o suor não pode evaporar, seu corpo não esfria. Em níveis extremos, isso pode ser fatal e levar à insolação.

O ar úmido também é difícil de respirar, especialmente para pessoas com asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Isso porque prende poluentes do ar e alérgenos como pólen, poeira, e assim por diante, tornando-se uma causa por trás da alergia ao ar condicionado. Além disso, quando a umidade ultrapassa 60% em sua casa, incentiva o crescimento do mofo. Portanto, torna-se crucial manter os níveis de umidade ideais dentro de casa.


Como verificar a umidade dentro de casa?

Normalmente, um higrômetro é usado para medir os níveis de umidade dentro das casas. Mesmo que você esteja usando plantas absorventes de umidade, o higrômetro será útil para dar números exatos sobre a umidade do ar da sua casa a você.


Como as plantas de casa absorvem a umidade e auxiliam no resfriamento da sua casa?

Plantas domésticas são uma excelente solução para gerenciar a umidade interna. Elas absorvem vapor de água através de estômatos em suas folhas, e a umidade então viaja para as raízes. Isso ajuda a reduzir os altos níveis de umidade, e quando a umidade transpira de suas folhas, deixa um efeito de resfriamento no ar circundante.

Todas as plantas absorvem umidade do ar, mas algumas são incrivelmente eficientes em fazer isso. Plantas como o solo úmido prosperam em alta umidade e são mais eficazes na absorção de vapor de água de seus arredores. No entanto, plantas originárias de áreas secas que recebem pouca chuva também podem extrair umidade.


Conheça 7 plantas absorventes de umidade que tornarão sua vida muito mais fácil

1. Hera

hera plantas que podem absorver a umidade

A Hera adora espaços úmidos. As pessoas as mantêm em seus banheiros, quartos e cozinhas para alcançar os níveis ideais de umidade. A Hera também purifica o ar e remove o molde que é comum em áreas quentes e úmidas.

Elas não exigem cuidados extras desde que recebam as condições certas. Em perfeitas condições, eles se multiplicam rapidamente e são consideradas trepadeiras.

Elas não exigem muita luz e podem ser colocados em áreas sombreadas no verão. Apenas mantenha o solo úmido no verão para evitar o murcho de suas folhas, mas esteja atento ao excesso de regar. O excesso de água em sua mistura de solo pode levar à podridão das raízes. É melhor mantê-las em uma panela pendurada como um nível elevado ajuda-os a absorver melhor a umidade do ar.


2. Palmeira de Bambu

palmeira de bambu plantas que podem absorver a umidade

Com suas folhas verdes finas e escuras, as palmeiras de bambu são plantas que absorvem a umidade e desfrutam de clima quente.

Elas podem fazer bem em condições de luz média a baixa, o que faz delas uma planta perfeita. Você deve manter seu solo úmido, especialmente no verão, para evitar folhas secas. Em alta umidade, suas folhas terão um leve brilho devido à umidade adicionada.

Em sua casa, você pode colocar esta planta na cozinha, banheiro ou quarto para aproveitar melhor seus benefícios. Colocar uma ou duas palmeiras de bambu em um só lugar ajuda na redução do conteúdo de água do ar. Quando os níveis de umidade são baixos, dá uma sensação fria e relaxante ao ambiente.


3. Calatéia

calatéia plantas que podem absorver a umidade

As Calatéias possuem lindas folhagens verdes, e para manter a forma e textura, requerem alto teor de água em seu ambiente. Suas folhas se enrolam para dentro quando não conseguem coletar umidade do ar.

Essas plantas absorventes de umidade se saem bem em condições iluminadas, mas a luz solar dura e direta pode clarear suas folhas. Calatéias desfrutam de um banho morno quando o solo superficial está seco.

Com essas plantas, é melhor inclinar-se para menos rega do que sobre aguamento. Pode se recuperar de pouca rega, mas muita água no solo marcará sua morte.


4. Lírio da Paz

lírio da paz plantas que podem absorver a umidade

Lírios da paz com suas flores brancas e folhagens verdes profundas fazem uma grande adição à sua coleção de plantas. Eles são nativos de condições tropicais e fazem uma excelente planta absorvente de umidade. Como seu ambiente nativo é cheio de umidade, eles gostam de solo úmido e desfrutam de condições úmidas.

Nos verões, vários lírios da paz em um só lugar também podem ajudar a manter a temperatura em casa, absorvendo o excesso de umidade do ar.

Mantê-los úmidos e fornecer-lhes luz brilhante e indireta é a chave para os lírios da paz. Equipados com a quantidade certa de luz, eles podem florescer ao longo do ano, produzindo lindas flores brancas.


5. Begônias

begônias

O gênero begônia contém mais de 1800 plantas nativas de regiões tropicais. Elas florescem na primavera e no verão se são postas ao ar livre durante essas estações. Begônias de Cêra são geralmente mantidas como plantas domésticas, e seu principal apelo é sua folhagem colorida.

Amantes de plantas lutam com esta planta nos invernos devido aos baixos níveis de umidade. No entanto, nos verões, até mesmo um iniciante pode cuidar delas. Temperatura quente e muita umidade podem manter as begônias felizes e prósperas.

Uma vez que elas tomam água usando suas folhas, as begônias são benéficas para as famílias em tempo quente. Elas removem a sensação pegajosa do ar e reduzem o impacto do calor nos verões.

Em um ambiente úmido, seus cuidados são bastante simples. Coloque-as em solo bem drenado e dê-lhes luz solar indireta. Begônias se saem muito bem em sombra parcial e luz solar difusa.


6. Samambaia Americana

samambaia americana

Samambaias Americanas são plantas sempre verdes que absorvem a umidade de sua atmosfera. Elas requerem luz filtrada para florescer. Gostam de estar em lugares úmidos. Esse recurso faz delas uma planta ideal em áreas com alta umidade.

A Samambaia Americana remove a sensação pegajosa do ar e equilibra os níveis de umidade em sua casa.

Como outras samambaias da casa, elas não podem tolerar ar seco. As folhas secarão, levando à morte da planta. Manter o solo úmido é outro fator para o cultivo dessa planta com sucesso.


7. Orquídeas

orquídeas plantas que podem absorver a umidade

Orquídeas são outro tipo de planta florescente que absorve umidade e esfria sua casa no verão. Níveis de umidade de 60 a 80% são ideais para que cresçam com sucesso.

Alguns tipos de orquídeas são cultivadas no solo, enquanto outras são epífitas e crescem no ar. Para orquídeas sem solo, seu meio de cultivo deve ser capaz de fornecer umidade e suporte. Você pode optar por musgo sphagnum, musgo de turfa ou casca de abeto para essas orquídeas.

Essas plantas absorventes de umidade requerem luz brilhante e indireta para sobreviver. Na estação de cultivo, elas produzem flores que aumentam o valor estético do seu espaço.


Considerações finais

Com os devidos cuidados, você pode ter plantas lindas absorvendo umidade na sua casa durante o inverno e mantendo-a mais fria no verão.

Precisando de serviços de limpa fossa e desentupimento de esgoto 24 horas? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *