Fossa enchendo rápido demais: o que fazer?

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

Fossa enchendo rápido demais: o que fazer?

junho 9, 2022 Curiosidades 0
fossa enchendo rápido demais o que fazer

Saiba porque isso acontece e como solucionar o problema

Reparou que sua fossa está enchendo rápido demais e não sabe o que fazer? Saiba aqui, porque isso acontece e como resolver!

A fossa é um compartimento importantíssimo de qualquer casa, condomínio ou empresa, principalmente se muitas pessoas utilizam os banheiros do local, pois nesses casos, há ainda mais geração de resíduos despejados na fossa.

Por se tratar de um compartimento de armazenamento, decomposição e infiltração, a fossa séptica precisa estar funcionando totalmente para dar conta de realizar sua função: separar os resíduos sólidos dos líquidos para que uma empresa especializada possa sugar esse lodo de tempos em tempos e descartá-lo da forma correta.

Entretanto, nem todas as fossas são do modelo “Fossa Séptica” , que são essas fossas preparadas para separar líquidos e sólidos liberando apenas a água para a rede pública. Há muitos imóveis que utilizam a “Fossa Tradicional”. Esse tipo de fossa recebe os dejetos, separa os líquidos dos sólidos e libera no solo esses líquidos. Igualmente, é necessário solicitar uma limpeza de fossas de tempos em tempos.


Porque minha fossa está enchendo rápido demais?

Há alguns motivos que fazem uma fossa encher rápido demais. Alguns desses motivos podem ser evitados e outros são eventos de força maior, quase inevitáveis. Veja quais são:

1. Mal uso

A fossa deve receber apenas os dejetos originários do vaso sanitário, do chuveiro e lavatório do seu banheiro, pois os micro organismos presentes na fossa darão conta de decompor esse tipo de esgoto. O que ocorre, é que algumas construções permitem que a gordura proveniente da pia da cozinha seja despejada na fossa, tornando esse ambiente tuim para os micro organismos, matando-os e impedindo que eles façam a decomposição correta no compartimento.

A decantação (separação dos sólidos e líquidos da fossa) depende desses micro organismos, então o trabalho básico da fossa não acontecerá. Além disso, a gordura refrigerada irá impregnar nas paredes da tubulação e da fossa, diminuindo a fluidez e a infiltração natural do compartimento (em caso de fossa tradicional).

2. Chuvas em excesso

Quando ocorre uma tempestade, com chuva em excesso, o solo tende a ficar mais encharcado, tornando-se menos filtrante para as águas residuais da fossa (tradicional). Se essas chuvas ocorrerem por um período mais longo (uma semana ou mais), e em grande intensidade (mais de 25mm/h), esse fenômeno natural pode acabar prejudicando o trabalho de infiltração da fossa, acumulando seus dejetos demasiadamente.

3. Solo saturado

Um solo saturado é quando o solo ao redor da fossa já não consegue realizar a absorção do líquido da fossa com a mesma eficiência de antes. Isso pode ocorrer principalmente em solos muito úmidos, fossas muito perto da superfície, fossa muito perto de lençóis freáticos ou até mesmo gordura e produtos químicos em excesso na fossa. Todos esses eventos podem saturar o solo prematuramente e fazer com que você precise construir outra fossa, de forma mais adequada.

4. Fossa pequena demais

fossa enchendo rápido demais pode ser pequena
Imagem: AJ Paes & Cia. Ltda.

Esse é um erro que acontece muito já que algumas obras recebem mais pessoas do que a fossa pode suportar de dejetos.

Por exemplo, casas de aluguel que possuem fossa para 4 pessoas, receberem 5, 6 ou até mais moradores. Ou um restaurante que possui uma ou mais fossas e de repente cresce demais o número de clientes simultaneamente, fazendo com que suas fossas sobrecarreguem.

Em casos assim, só há duas maneiras de resolver o problema de fosso enchendo rápido demais: ou você solicita a limpeza da fossa mais frequentemente ou substitui sua fossa por uma mais adequada, fazendo com que ela encha em um período mais longo.


Problemas que uma fossa enchendo rápido demais podem gerar

Quando a fossa de um imóvel está enchendo rápido demais por algum dos motivos acima, há diversas consequências indesejadas possíveis:

  • Vazamento de resíduos
  • Infestações por baratas, ratos e outras pragas
  • Mau cheiro
  • Danos na estrutura do imóvel
  • Contaminação do solo

Você deve ficar atento se algum desses indícios acontecerem no seu imóvel para solucionar rapidamente. O serviço de desentupimento e limpeza da sua fossa pode ser um bom momento para avaliar as condições do compartimento.


Considerações finais

Precisando de serviços de limpa fossa e desentupimento de esgoto? Solicite seu orçamento para limpeza geral de rede de esgoto em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *