6 dicas importantes para evitar problemas em encanamentos

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

6 dicas importantes para evitar problemas em encanamentos

junho 9, 2021 Curiosidades 0
6 dicas importantes para evitar problemas em encanamentos de água e esgoto

Confira algumas dicas valiosas para evitar transtornos e custos com reparo em encanamentos de água e esgoto

Os problemas em encanamentos de água e esgoto são considerados os mais indesejáveis transtornos em qualquer residência, condomínio ou empresa. Geralmente o primeiro passo que um gestor ou proprietário dá, é tentar ele mesmo consertar o problema com soluções caseiras e até mesmo com algumas ferramentas disponíveis no mercado de varejo. Porém nem todo problema de encanamento, seja de água ou esgoto, pode ser solucionado com ferramentas simples e pessoas sem prática.

Para evitar esses tipos de problemas com encanamentos de água e esgoto, há algumas dicas valiosas que podem prevenir certos agravamentos relacionados a vazamentos e entupimentos. Esses problemas, quando ficam críticos, além de gerar grandes impactos aos moradores ou usuários do local, geram custos mais elevados por necessitarem de uma mão de obra mais ampla e demorada.

Mas saiba que há como evitar essas situações mais emergenciais com algumas atitudes sustentáveis no dia a dia. Muitas vezes, um vazamento ou um entupimento poderiam ser evitados com ações preventivas e observação, mas negligenciamos a situação e quando se agrava é tarde demais.

Conheça 6 dicas valiosas para evitar problemas com encanamentos de água e esgoto

1. Evite lançar gorduras e óleos de cozinha no ralo da pia ou no vaso sanitário

Quando você lava pratos e panelas engordurados, já é lançada na tubulação alguma quantidade de gordura dos restos de comida. Mas há situações que você pode evitar, como por exemplo descartar óleo de cozinha e outras gorduras no ralo da pia e no vaso do banheiro. Mais pessoas do que você pode imaginar tomam essa decisão errada.

Quando essa gordura resfria, forma placas de graxa nas paredes dos canos, caixa de gordura e até mesmo na fossa, gerando princípios de futuros entupimentos na rede. O ideal, é que você acondicione essa gordura em garrafas pet e dê o destino correto a esse resíduo. Você pode ligar para a prefeitura do seu município para se informar de como descartar esse tipo de substância sem prejudicar a sua rede de esgoto e ao meio ambiente.

2. Nada de embalagens e objetos no vaso e no ralo do chuveiro

Sabemos que no dia a dia, consumimos dezenas de produtos embalados em caixinhas de papel ou embalagens plásticas. Pois muitas dessas embalagens acabam ficando no caminho em banheiros e cozinhas podendo acidentalmente ou não, ser lançadas na sua rede de esgoto, principalmente através do vaso sanitário e do ralo do chuveiro.

Esse tipo de situação é muito comum, principalmente onde há crianças habitando ou circulando no local. No caso das crianças, também há possibilidade de brinquedos irem parar na tubulação, pois os pequenos não tem a noção ampla do problema que estão causando, então o ideal é explicar e orientá-los a não proceder dessa forma.

3. Atente-se aos ralos com demora para fluir a água

Quando você está lavando a louça ou as mãos no banheiro, e ainda, quando está tomando banho, pode ocorrer de você reparar que a água demora demais a fluir pelo ralo. No vaso sanitário pode ocorrer o mesmo com a descarga. Isso pode ser um sinal de obstrução parcial na tubulação de esgoto.

Você precisa chamar um profissional para ver se não há uma obstrução em curso na sua rede de esgoto antes que o problema vire uma enorme inundação no seu imóvel. realizando esse reparo preventivamente, o custo é menor do que um reparo corretivo, sem falar que você evita outros prejuízos com limpeza e com móveis e outros artefatos da sua casa ou empresa que podem danificar.

4. Vazamentos começam pequenos e se transformam em um enorme prejuízo

Há várias formas de perceber um vazamento, e se você estiver atento a esses sinais, poderá evitar prejuízos na conta de água e também em danos no imóvel.

Um desses sinais pode estar bem claro, na própria conta de água. Se você perceber um aumento repentino da sua conta, isso pode sinalizar para um vazamento de água em algum ponto do imóvel, então fique ligado. Outra forma de perceber um vazamento é com pisos, azulejos ou a parede úmida com manchas localizadas mais escurecidas. Essa umidade não convencional pode se tratar de um cano trincado ou alguma conexão mal vedada.

Outro reparo que deve ser feito sempre no início é a troca de vedantes e borrachas em sistemas de descarga, torneiras e registros. Esses equipamentos são muito utilizados e tem suas vedações desgastadas de tempos em tempos. Esse desgaste causa vazamentos que por menor que sejam podem causar enormes prejuízos.

5. Mau cheiro e grama mais verde pode ser resultado de uma fossa cheia

Quem já passou por esse problema sabe bem quão necessário é manter uma fossa limpa e higienizada. Essa limpeza deve ser feita em média de 1 a 3 anos para que a fossa esteja sempre apta a realizar sua função sem comprometer o funcionamento do imóvel.

Quando a fossa começa a alcançar seu limite máximo de capacidade, o gás gerado por esses resíduos começa a voltar pela tubulação e se espalhar pelo imóvel. Outro sinal bem comum de fossa cheia, é quando esta localiza-se no jardim e a grama ao seu redor fica mais verdinha, o que quer dizer que os resíduos da fossa estão “adubando” a grama no local.

6. Proliferação de insetos nos ralos e caixa de gordura sinaliza para um excesso de resíduos

Uma outra dica importante para que você evite problemas nos encanamentos do seu imóvel, é reparar quando começam a aparecer insetos nos ralos e caixas de gordura do local. Isso pode ser um sinal de que há muito alimento para esses seres e você deve dar uma atenção especial a limpeza dos mesmos.

Baratas, moscas, lacraias e até mesmo escorpiões podem surgir pela tubulação atrás de alimento. Se isso ocorrer no seu imóvel, é extremamente necessário solicitar uma limpeza na rede e uma dedetização, para evitar não somente a sujeira mas também doenças que esses animais podem transmitir as pessoas e animais de estimação.

Considerações finais

Você tem problemas com encanamentos de água e esgoto no seu imóvel? Um profissional qualificado pode ajudá-lo(a) a resolver totalmente o problema, para que não seja algo recorrente. Então solicite seu orçamento para desentupimento de encanamentos, ralos e vasos em Porto Alegre e região agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat