Os danos que o vazamento de óleo no mar do nordeste pode causar

Desentupidora em Porto Alegre - Limpa Fossa em Porto Alegre

Os danos que o vazamento de óleo no mar do nordeste pode causar

outubro 23, 2019 Curiosidades 0
consequências do derramamento de óleo no mar do nordeste brasileiro 2019

Os danos que o vazamento de óleo no nordeste brasileiro pode causar

O petróleo danifica a vida selvagem, os ecossistemas marinhos e os ambientes costeiros. Veja as consequências ambientais de derramamentos de óleo

O Brasil está sofrendo danos causados por vazamento de óleo no mar do nordeste e nas últimas semanas o assunto tomou conta do noticiário nacional e internacional. Os derramamentos de óleo causados ​​por navios-tanque danificados, oleodutos ou plataformas de petróleo offshore geralmente resultam em danos ambientais imediatos e de longo prazo que podem durar décadas.

Estas estão entre as áreas mais notáveis ​​de danos ambientais causados ​​por derramamentos:

  • Praias, pântanos e ecossistemas aquáticos frágeis
  • Pássaros
  • Mamíferos marinhos
  • Peixes
  • Habitat da vida selvagem e áreas de reprodução

1. Praias, pântanos e ecossistemas aquáticos frágeis

Os derramamentos de óleo cobrem tudo o que tocam e se tornam uma parte indesejável do ambiente que poluem. Quando uma mancha de óleo de um grande derramamento chega à praia, o óleo se agarra a todas as rochas e grãos de areia. Se o óleo for levado para os pântanos costeiros, sistemas de mangue ou outras áreas úmidas, plantas fibrosas e gramíneas absorvem o óleo, o que pode danificar as plantas e tornar a área inadequada como habitat da vida selvagem.

Quando o óleo acaba parando de flutuar na superfície da água e começa a afundar no ambiente marinho, pode ter efeitos prejudiciais semelhantes em ecossistemas subaquáticos frágeis, matando ou contaminando peixes e organismos menores, que são elos essenciais na cadeia alimentar global.

Apesar dos grandes esforços de limpeza após derramamentos de óleo no mar do Alasca, um estudo de 2007 realizado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) descobriu que 26.000 galões de óleo ainda estavam presos na areia ao longo da costa. Os cientistas que conduziram o estudo determinaram que o óleo residual estava diminuindo em menos de 4% ao ano.

2. Pássaros

As aves cobertas de óleo são um símbolo universal de dano ambiental causado por esse tipo de derramamento. Algumas espécies de aves costeiras podem escapar realocando se sentirem perigo com o tempo, mas é provável que as aves marinhas que nadam e mergulham em busca de comida sejam cobertas de óleo após um derramamento.

Os derramamentos de óleo também danificam os locais de nidificação, potencialmente causando sérios efeitos a longo prazo em espécies inteiras. O vazamento de petróleo offshore BP Deepwater Horizon de 2010 no Golfo do México, por exemplo, ocorreu durante a época de acasalamento e nidificação de muitas espécies marinhas e de aves, e as consequências ambientais a longo prazo desse derramamento não serão conhecidas por anos. Derramamentos de óleo podem atrapalhar os padrões migratórios contaminando áreas onde as aves em migração normalmente param.

Mesmo uma pequena quantidade de óleo pode ser mortal para um pássaro. Ao revestir as penas, o óleo não apenas impossibilita o vôo, como também destrói a impermeabilização e o isolamento naturais das aves, deixando-as vulneráveis ​​à hipotermia ou superaquecimento. Como os pássaros movimentam freneticamente suas penas para restaurar suas proteções naturais, eles geralmente engolem óleo, que pode danificar seriamente seus órgãos internos e levar à morte.

3. Mamíferos marinhos

Derramamentos de óleo freqüentemente matam mamíferos marinhos, como baleias, golfinhos, focas e lontras marinhas. O petróleo pode entupir bolhas de baleias e golfinhos, impossibilitando a respiração adequada e prejudicando a capacidade de comunicação. O óleo reveste peles de lontras e focas, deixando-as vulneráveis ​​à hipotermia.

Mesmo quando os mamíferos marinhos escapam aos efeitos imediatos, um derramamento de óleo pode contaminar seu suprimento de comida. Os mamíferos marinhos que comem peixe ou outros alimentos expostos a um derramamento de óleo podem ser envenenados por óleo e morrer ou sofrer outros problemas.

4. Peixes

Derramamentos de óleo geralmente afetam pesadamente peixes, moluscos e outras formas de vida marinha, principalmente se muitas ovas ou larvas de peixes são expostas ao óleo. A pesca de camarão e ostras ao longo da costa da Louisiana foi uma das primeiras vítimas do derramamento de óleo da BP Deepwater Horizon.

Da mesma forma, o derramamento da Exxon Valdez destruiu bilhões de ovos de salmão e arenque. Anos depois, essas pescarias não haviam se recuperado.

5. Habitat da vida selvagem e áreas de reprodução

Os danos a longo prazo às espécies e seus habitats e os ninhos ou criadouros são um dos efeitos ambientais de maior alcance causados ​​por derramamentos de óleo. Mesmo as espécies que passam a maior parte de sua vida no mar, como várias espécies de tartarugas marinhas, precisam desembarcar em ninhos.

As tartarugas marinhas podem ser prejudicadas pelo óleo que encontram na água ou na praia onde depositam seus ovos, seus ovos podem ser danificados pelo óleo e não conseguem se desenvolver adequadamente, e as tartarugas recém-nascidas podem ser oleadas quando correm em direção ao oceano através praia oleosa.

Conclusão

Por fim, a severidade dos danos ambientais causados ​​por um derramamento de óleo depende de muitos fatores, incluindo a quantidade de óleo derramado, tipo e peso do óleo, localização do derramamento, espécies de animais selvagens na área, época dos ciclos de reprodução e migrações sazonais, e até o clima no mar durante e após o derramamento de óleo. No caso dos derramamentos no mar do nordeste brasileiro, as consequências serão desastrosas pela presença de diversos ecossistemas importantes nesta região do Brasil.

Gostou do nosso post sobre os derramamentos de óleo no mar e suas consequências? Então compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais.

A Hidroclean é uma empresa consciente com as suas obrigações ambientais e executa seus serviços com o máximo respeito ao meio ambiente. Precisa de algum serviço ambiental da Hidroclean? Então solicite seu orçamento agora mesmo CLICANDO AQUI. Se preferir, LIGUE AQUI ou CHAME NO WHATSAPP AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *